12/11/2015

Minha gravidez apesar da endometriose

Hoje o relato é da mamãe Marcela, que está esperando o primeiro filho. Ela conta como foi sua luta contra a endometriose e como está sendo a tão desejada gravidez. Depoimento emocionante e que nos mostra que acreditar é o melhor caminho.

"Sou Marcela Lima, tenho 26 anos, casada e grávida de 6 meses do meu filho Leonardo. 

Em 2012 após perder um bebê e de sentir intensas cólicas, um médico me falou sobre a suspeita de endometriose profunda no útero. Nesta época eu não pensava em ter filhos ainda ( aquele bebê foi uma surpresa não planejada) e tinha muitos projetos para meu futuro profissional. Pesquisava muito sobre endometriose e vi que o maior mal desta doença era, além das dores incapacitantes, a infertilidade, me assustei e fui atrás de tratamentos, para que quando eu decidisse engravidar novamente, não tivesse dificuldades e problemas de saúde. 

Após a ida a diversos médicos que negaram atender e tratar meu caso, consegui um contato de um médio cirurgião especializado em histerectomia ( retirada de útero e ovários) que já havia tratado de várias pacientes com endometriose, através da videolaparoscopia ( uma cirurgia minimamente invasiva ) várias pacientes conseguiram sessar a dor e com a inseminação artificial realizar o sonho de engravidar. 


De 2014 a 2015 minhas crises de dores e hemorragias por conta da endometriose pioraram muito, fui diagnosticada realmente com a endometriose profunda, meu psicológico já estava bastante abalado e engravidar era apenas um sonho muito distante, pois depois de diversas tentativas eu só conseguia enxergar o negativo do resultado do exame de gravidez. No auge dos meus vinte e poucos anos eu não conseguia ver bebês, mulheres grávidas sem sentir dentro de mim o vazio de uma possível infertilidade, foi quando meu médico me sugeriu algumas opções de tratamento: uma era a retirada total dos órgãos reprodutivos, outra era medicamentos fortíssimos comparados a uma quimioterapia ou uma intervenção cirúrgica para reparar os focos da doença que estavam se alastrando por outros órgãos. Pois bem, a cirurgia não me parecia tão agressiva assim, então optei pela retirada dos focos, mesmo que aquela cirurgia fosse uma faca de dois gumes, eu poderia engravidar rapidamente após a mesma, ou simplesmente retardar de vez o meu processo da gestação... Sempre fui muito guerreira e não podia entregar os pontos antes de tentar, eu estava tomando antidepressivos e morfina diariamente e na minha cabeça o que poderia ser pior que isso? 

Enfrentei anestesia geral e o medo da cirurgia se transformou em fé para que aquela ocasião fosse a ponte para gerar o meu tão sonhado bebê. 

Em 21 de abril de 2015 operei e a cirurgia foi um sucesso, retornei as minhas atividades profissionais um mês depois em um novo emprego e estava pronta para recomeçar a minha vida sem dores e com uma qualidade que eu tanto esperava, talvez isso não passasse de uma ilusão na época, a danada da endometriose piorou bastante após a cirurgia, teve um efeito contrário e as dores voltaram com mais intensidade ainda, eu só conseguia me perguntar porque, porque, porque... foi quando desisti do sonho de engravidar e me afundei mais ainda em analgésicos, antidepressivos, cafeína e trabalho, muito trabalho! Eu havia desistido do sonho para conseguir apenas sobreviver e em junho eu e meu médico optamos para um segundo plano, em setembro de 2015 íamos retirar os ovários. Depois desta decisão meu esposo preocupado com meu estado de saúde e como eu estava levando a situação, me propôs uma rápida viagem a uma fazenda, onde eu ia me desligar de tudo e de todos, fomos para um lugar mágico e recheado de paz...

Retornando a viagem com mais tranquilidade em julho, eu realmente melhorei muito das dores e do meu psicológico abalado mesmo ciente que o próximo passo seria em 2 meses, com o passar dos dias as dores da endometriose foram sumindo também... quando me vi por completo curada de todos os males que me afligiam tive que ir as pressas pro hospital pois estava sentindo uma forte dor na barriga... chegando lá a grande surpresa da minha vida : ESTAVA GRÁVIDA DE GÊMEOS com idade gestacional equivalente a um mês.. que alegria!! Não imaginava receber esta notícia em minha vida assim de uma hora pra outra sem nem ao menos fazer a inseminação ou tomar indutores... Estava com a placenta descolada e perdendo meu bebe, precisava de repouso absoluto e muita fé. Minha felicidade era tão real, eu estava vivendo, apesar de tudo, o maior sonho de minha vida... infelizmente um dos bebês não chegou a se desenvolver e a minha gestação que antes era gemelar estava sendo única ( apenas 1 bebê ), neste momento fiquei triste porém a benção que estava recebendo não poderia ser desmerecida e dentro de mim a gratidão reinou... 
Fiz tratamento hormonal para que a placenta se fechasse e meu bebê se formasse sem perigo, assim foi.. estou ótima! Estamos ótimos, descobri que serei mãe de um menino, de um menino guerreiro que lutou muito para estar comigo e minha vida devotada a ele será o mínimo que farei... A endometriose não foi curada, porém a gravidez retarda todos os sintomas, por hora estou livre para curtir minha gravidez :) 

Sou uma mamãe de primeira viagem muito feliz! Sou uma mamãe que sente o maior amor do mundo a cada dia com uma nova descoberta! Só tenho que agradecer.
Te amo Léo."

Marcela Lima está esperando o Léo :-)

2 comentários:

  1. Que lindo seu relato Marcela!
    Que Deus abençoe sua família e que o Léo venha trazer imensas alegrias para todos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Deus é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir