26/04/2016

Minha semente que cresceu fora de mim


Nosso depoimento de hoje é da Adriane, mamãe da Maria. Nesse lindo relato ela conta como foi adotar e nos mostra o tamanho de seu amor. 

"Início da década de oitenta, e uma matéria sobre órfãos passa na TV. Minha mãe sugere, emocionada, que adotássemos uma menininha. Naquele mesmo momento, já imagino o meu quarto, habitado por mim e uma de minhas irmãs, dividido por três. Visualizo o arrastar das camas e um bercinho entre nós. Creio que ali estava plantada a semente.

Década de noventa. Ainda bem jovem, acompanho as expectativas de uma jovem professora, e também amiga, e presencio o processo de adoção de sua filha. Digo a ela, que é solteira, que gostaria de detalhes de tudo, porque planejo adotar também. Certeza da semente germinada.

Anos se passaram, e com eles, o desenvolvimento próprio, carreira profissional equilibrada, independência, viagens pelo mundo, experiências, diversão e amadurecimento. Havia chegado a hora. Aquela semente tinha que brotar.

Assumi meu desejo de ser mãe, e comecei os preparativos para isso. Busquei informações, e descobri que iniciar o processo de adoção era bastante simples. Reuni os documentos necessários, e os apresentei na Vara da Infância e Juventude de minha cidade.

Meu estado civil não deveria ser um motivo a me impedir de viver minha vida plenamente, e isso certamente incluía a maternidade. O que, para mim, era de clareza enorme, todavia, não o era para os outros. Ouvi muitos comentários que questionavam a minha “coragem”, primeiramente, de fazer a opção consciente de ser mãe solteira. Em seguida, pela escolha da adoção. “Você não pode ter seu próprio filho? Tem problemas de saúde?”, “Por que você não engravida?”, “Você não tem medo disso?”, “Já ouvi casos em que tudo deu errado!”, foram os mais comuns. Alguns absurdos bem piores também foram ditos, e não valem a pena a repetição. Tudo isso foi solenemente ignorado, a ponto de não me lembrar a origem dessas bobagens.

Por outro lado, quem realmente importa para mim, sempre esteve ao meu lado! Minha família abraçou completamente o meu projeto, e amigos genuínos participaram da minha espera, torcendo comigo. Durante toda a minha gestação, que não tinha prazo para acabar, senti sua expectativa e suas orações para que meu plano deixasse de ser sonho, e virasse verdade. A espera era dolorosa, mas contar com eles fez o caminho ficar mais suave.

Depois de entrevistas com uma psicóloga (que, tamanha a empatia, se transformou mais tarde em uma amiga querida), e visitas da assistente social, fui considerada pela Justiça como habilitada, ou seja, ganhei o “carimbo” de estar apta para a adoção.  

Depois de dois anos e meio da minha primeira entrada no Fórum, chegou a minha hora.  Como me propus a ir buscá-la em qualquer lugar, peguei dois aviões e atravessei o país ao encontro de minha filha.  Nunca mais viverei momentos de tanta ansiedade, pois minha semente estava prestes a brotar.   
O momento do encontro foi mágico. Finalmente estava com ela no colo, olho no olho. Acariciei aquelas mãozinhas e pezinhos, e olhei cada pedacinho daquele corpo moreno, daquela bebê cabeluda que Deus me tinha enviado. Muitas lágrimas e coração acelerado. Se Ele nunca mais me concedesse graça alguma, já teria feito muito por mim. 

Minha filha chegou com três meses de idade, há sete anos, e desde então é a razão de tudo o que eu faço. É idolatrada pelos avós, com quem tem uma conexão e ligação quase umbilical. Verdadeira princesa dos tios, xodó de todos os meus amigos. É meiga, inteligente, divertida, e ainda por cima, linda. Minha grande parceira. Nosso milagre.

Ela sabe de sua origem, e não tem problemas com sua história. Meu desejo é que, crescendo, ela tenha orgulho de tudo o que ela é. A quem questiona a atitude de sua genitora biológica, respondo que tamanho ato de desapego só pode ser feito por amor incondicional, e por isso, embora não a conheça, a considero minha melhor amiga, pois através dela minha princesa nasceu, e por causa dela, minha vida brilha.

Por que optar pela adoção? Por que não uma “produção independente”, como alguns sugeriram? Porque eu tinha a certeza de que eu queria a minha menina, e que, em algum lugar, essa minha menina já existia, também me queria e me aguardava. E eu estava certa!  Hoje, a minha semente cresce ao meu lado, é uma bela mudinha, que me enche de orgulho.  Sei que ela vai se tornar uma árvore frondosa, que acolherá muita gente em sua sombra agradável e generosa.
  
Todos os dias, ao lado da minha Maria, celebro a vida. Com frequência, me surpreendo a observando durante o sono, serena, e agradecendo por ter sido tão abençoada. Gerar certamente é maravilhoso e inesquecível, mas a adoção também é.  Não sou “mãe adotiva”, “mãe de criação”, “mãe do coração”, “mãe de alma”.  Sou MÃE e ponto final.  Pode haver amor igual, mas nunca maior do que esse."

Adriane Gonçalves é mãe da Maria.


*Esse depoimento encontra-se no capítulo "Filhos do coração" do nosso primeiro livro. Leia outros depoimentos, bem como textos de profissionais convidados adquirindo o livro através do link: http://bit.ly/2gbmuNY

4 comentários:

  1. Simplesmente... emocionante! Você escreve a história de todas nós. Parece que termos que justificar um ato tão desnecessário. É amor e ponto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que história linda e inspiradora!!! Estou a espera da minha princesa a pouco mais de um ano e também sou solteira, sei bem o que se passa com algumas pessoas cheias de preconceito, mas quem importa também me apóia. Conto os minutos pra que essa gestação chegue ao fim

    ResponderExcluir
  3. Que história linda e inspiradora!!! Estou a espera da minha princesa a pouco mais de um ano e também sou solteira, sei bem o que se passa com algumas pessoas cheias de preconceito, mas quem importa também me apóia. Conto os minutos pra que essa gestação chegue ao fim

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Adriana ....certa vez fui visitar uma conhecida que tinha adotado uma criança com 4 meses de idade , quando ela me apresentou a criança eu chorei muito , fiquei surpresa comigo mesma , pois nunca chorei ao visitar um recém nascido .......que Deus lhes conceda uma chuva de bênçãos em suas vidas ....beijinhos carinhosos para sua linda filha ....

    ResponderExcluir