13/06/2016

Da Angola para o Brasil


Vocês sabiam que o Brasil é referência em fertilização? Pois é, e hoje nossa linda história é da mamãe Luzia, angolana, que veio até aqui para engravidar e ter seu sonhado filho.

“Em Angola, assim como em alguns outros países, uma mulher é reconhecida socialmente pela maternidade. Se não conseguimos engravidar, é aceito que o marido abandone a esposa ou tenha filhos fora do casamento. 

Eu sempre quis ser mãe, só não sabia que seria uma longa jornada. Depois de tentar por vias convencionais engravidar e não conseguir comecei a perder a esperança e optei por outros métodos. Foi quando fiz alguns tratamentos com ervas, mas sem sucesso. 

Resolvi procurar um ginecologista que me diagnosticou com endometriose e uma anomalia no útero, o que dificultaria muito a minha gestação. Com o objetivo de preservar meu casamento e ter uma família, viajei para Portugal em busca de ajuda. 

Comecei os tratamentos de fertilização na Fundação, as tentativas não deram certo. Foram inúmeras tentativas em inseminação sem sucesso. No final de 2012 cheguei ao Brasil e recomecei os tratamentos com o Dr. Alfonso, em São Paulo, com ele fiz cinco tentativas e a última deu certo, graças a Deus!

Aos 47 anos consegui engravidar! E ao mesmo tempo em que fiquei imensamente feliz também fiquei muito preocupada e triste. Foi um período muito conturbado na minha vida, pois além de estar longe do meu país de origem, perdi muitos familiares. O processo é doloroso e cansativo e se não tivermos um amparo fica complicado se concentrar na gestação. 

O processo de gestação foi especialmente doloroso para mim, pois tive perdas que jamais serão reparadas. Primeiro minha amada mãe, depois meu irmão mais velho e por último minha filha de criação que faleceu em 2014 com 18 anos. Enquanto tudo isso acontecia em Angola eu passava dias de aflição e desespero no Brasil. Não consegui me despedir da minha mãe e vou levar esse sentimento comigo para o resto da vida.  

Hoje o Kidi tem 1 ano de idade e posso dizer que ele é a razão do meu viver. Consegui engravidar em um país desconhecido, longe da minha família, mas tudo valeu a pena.  Eu faria tudo novamente se fosse necessário! O sabor da vitória é indescritível. Desejo muita força e paciência para as mulheres que estão nesta luta.”

Luzia é mãe do Kidi. 

*Esse depoimento encontra-se no capítulo "As histórias por trás dos tratamentos para engravidar" do nosso primeiro livro. Leia outros depoimentos, bem como textos de profissionais convidados adquirindo o livro através do link: http://bit.ly/2gbmuNY

Nenhum comentário:

Postar um comentário